Hipertensão Arterial Sistêmica - HAS
Definição: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica caracterizada pelo aumento agudo da pressão arterial, ou seja, quando os valores da pressão sistólica/diastólca estão acima de 140/90 mmHg em pelo menos duas aferições diferentes.
Epidemiologia: É bastante comum, afetando cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 35% da população adulta tenha hipertensão arterial.
Etiologia: As causas são diversas, incluindo fatores genéticos, estilo de vida, alimentação, sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de sal, tabagismo, entre outros.
Fisiopatologia: A hipertensão arterial sistêmica pode ser causada por alterações em vários distúrbios fisiológicos do organismo, incluindo o sistema renina-angiotensina-aldosterona, o sistema nervoso simpático, o sistema endotelial, entre outros.
Quadro clínico: É um condição geralmente assintomática, mas pode se manifestar através de sintomas como dor de cabeça, tontura, palpitações, cansaço, visão embaçada, entre outros.
Histologia: Na hipertensão arterial sistêmica, as artérias apresentam espessamento da parede, aumento da restrição e diminuição da elasticidade, o que pode levar ao desenvolvimento de aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nas paredes das artérias.
Diagnóstico: É realizado através da medição da pressão arterial, que deve ser realizada de forma regular e por um profissional de saúde. Para confirmar o diagnóstico, é necessário que os valores da pressão arterial sejam elevados em pelo menos duas medidas diferentes.
Classificação: É classificada de acordo com a gravidade da condição. Os ganhos são determinados pelos valores da pressão arterial sistólica e diastólica.
Conduta/tratamento: Inclui mudanças no estilo de vida, como redução do consumo de sal, perda de peso, prática de atividade física e alimentação saudável, além do uso de medicamentos anti-hipertensivos.
Prevenção: A prevenção inclui a adoção de um estilo de vida saudável desde a infância, com prática de atividade física regular, alimentação saudável e controle do peso.